quarta-feira, 4 de março de 2009

04/03/2009 - La Paz (BO) / Puno (PE)

Acordamos cedo pois queriamos sair para apanhar as motos antes que a cidade acordasse. Tomamos cafe e na hora de arrumar as coisas lembramos que deixamos as chaves do bau na oficina, logo eu tinha tudo de fora e nao tinha como carregar e marinho tinha tudo dentro do bau e só podia usar a roupa de pilotar, rs. Saimos e a cidade já havia acordado. Pegamos um taxi que pedimos para o rapaz do hotel chamar pois tinha que ser confiável. Pagamos 30 bol e ele nos deixou em frente a loja. Acertamos tudo, testei a moto, perfeita, e partimos rumo a Copacabana, paso para o Peru. A saída da cidade, para variar foi tumultuada. Subimos uma ladeira que eu fiquei assustado com a moto. Problemas só para sair quando esta parada, nao tem força, mas depois tudo bem. Tinha a rota no GPS, mas como nao tem o mapa da Bolivia, funcionava apenas como uma marcacao e trilha, mas deu para safar. Ah, um detalhe sobre a cidade, a parte mais baixa esta uns 1000 m da parte alta.. putz.. e em poucos km de ruas.

Finalmente estrada, caminho muito bonito, ao longe observam-se as montanhas com seus cumes nevados, muito foda. Encontramos na estrada um grupo, na verdade uma familia toda (pai, mae e 4 filhos) todos viajando de moto. Tiramos umas fotos e prosseguimos rumo a fronteira com o Peru. Cerca de 40 km antes tem-se que cruzar o lago por balça. Nao tinhamos bolivianos e marinho negociou o pagamento em reais mesmo. Fechamos por 20 reais (muito mais caro comparado aos 10 bol que teriamos que pagar) e dei mais 3 de propina.
Tramites na fronteira boliviana, ok. Tramites na fronteira peruana, muito demorado. Ao chegar conseguimos fazer a imigraçao, mas logo depois era hora de almoco e nao conseguimos fazer logo a aduana das motos, tivemos que esperar. Nesse tempo chegaram duas motos, BMW GS800, com sul africanos, muito simpaticos e que iriam contornar o lago titicaca. Depois de muito rolo e medo por causa de um tal seguro necessário agora no peru, conseguimos os papeis e seguimos para Puno, já estava tarde e esse seria nosso destino hoje. Agora no Peru, com mapa no gps, tudo mais tranquilo. Já tinham nos avisado e resolvemos respeitar os limites de velocidade, principalemente nos centros urbanos, nao deu outra, em todos havia um carro da policia. Nao tivemos problemas.
Chegamos em Puno, e novamente recorremos ao GPS para encontrar um hotel, na segunda tentaviva encontramos o Conde de lemos, muito bom, de frente para a plaza de armas. 40 dolares. A garagem esta interditada, por isso paramos em um estacionamente perto.
Comemos uma bela pizza com vinho. Passeamos pela rua dos turistas e vim atualizar o blog.
Amanha partimos para Cusco ou direto para Próximo de Machu Picchu, veremos.
abs,
skinner desde Puno, Peru

Um comentário:

  1. "...ao longe observam-se as montanhas com seus cumes nevados, simplesmente lindo..." Você é uma bichona mesmo.

    ResponderExcluir