sábado, 21 de março de 2009

11/03/2009 - Arica (CL) / Iquique (CL)


Hoje o dia apesar de não ser longo foi um pouco cansativo, já que a noite de ontem foi regada a vinho e banho de mar. Havia combinado com Wolfgang de sairmos umas 8 da manhã rumo a Iquique para podermos aproveitar o lugar. Acordei a essa hora e um pouco mal, ressaca mesmo. Disse a ele que seguisse pois talvez ficasse um pouco mais por la, até meio dia para descansar e me preparar para a viagem. Mas logo pensei que já estava acordado, bastava um banho uma bela jarra de café e seria possível prosseguir. Dito e feito, saimos de Arica por volta das 9:30.
Estradinha gostosa de pilotar, muitas curvas, algumas requerem bastante atenção, mas no geral muito bom mesmo. O visual faz tudo valer a pena, penhascos com seus rios gerando vida ao fundo, montes de diferentes cores contrastando com o azul do ceu.
Primeira parada para fotos foi em um ponto que ainda estou tentando descobrir o que era. Umas esculturas que denominavam a mulher, o homem.. algo também como um circulo de pedras, não sei se um cemitério. Mas, fora a ignorância, lugar esplêndido. Ah, ja sei, " Presencia Tutelaris", esculturas do artista ariquipenho Juan diaz Fleming, by google.
Chegando em Iquique ve-se areia por todos os lados, dunas, morros e, claro, praia. Fomos procurar o amigo que Wolfgang conhecera no equador e que possuia uma oficina por la para tentar reparar o vazamento na suspensão dianteira. Snoopy o nome do amigo. Não estava em casa, estava trabalhando na mina, como muitos na cidade. Sua esposa nos recebeu e prontamente chamou Snoopy que nos mandou um amigo mecânico. Chino, ele mediu a bengala da suspensão e iria tentar conseguir um retentor com aquela medida. Marcamos de nos falar por volta das 18 e saber se ele havia conseguido ou não. Se não prosseguiria a viagem do jeito que estava e tentaria resolver depois.

Fomos procurar um hotel, próximo a Plaza d'armas, deixamos as coisas e saimos para conhecer as praia. Caminhamos pela praia até o porto onde há um centro de pesca artesanal e pode-se ver pelicanos e, para nossa surpresa, lobos marinhos. Não havia percebido, quando foi olhar uma foto que havia tirado de um pelicano percebi algumas coisas na água, e depois de uma segunda olhada, percebi os lobos. Todos de pé na água, boiando com a cabeça para fora. As fêmeas agrupadas e os machos ao redor. Show.

Depois fomos procurar um local para comer. Um pescador nos indicou o mercado central, porém ao tomar um taxi, este nos indicou um restaurante do outro lado do porto, excelente escolha. Comi Locos, um molusco local, não tem um sabor muito característico mas o prato estava ótimo. Voltamos caminhando para o hotel e com o sol se pondo, percebemos em uma pequena praia o grupo de lobos que ali chegava e se preparavam para seu descanso. Subiam a praia atẽ a calçada. O susto era tirar foto, preparar tudo e de repente os bichos virem para cima. Era uma correria só.

Voltamos ao hotel, conseguimos contato com Chino e ele disse que conseguira os retentores, de yamaha, mas na medida para a moto. Deixamos a moto na casa (oficina) de Snoopy e voltamos para o hotel. Eu estava morto, ainda saí para sacar dinheiro e entrar um pouco na net, depois dormir. Amanha buscaria a moto por volta das 10:30.

Presencia Tutelaris

Uma das Costas no caminho

Alçando Voo

Lobos Marinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário